Corinthians promete plantar cem árvores por gol

O Corinthians está ficando esverdeado. Mas a nação alvinegra não precisa se preocupar: o verde, cor do arquirrival Palmeiras, entrou no Parque São Jorge por uma boa causa.

Na semana passado, o time lançou o projeto "Jogando pelo meio ambiente", que promete plantar 100 árvores por gol feito.

A iniciativa é uma parceria do clube com o banco Cruzeiro do Sul, que irá ceder as mudas para o governo estadual de São Paulo.

"O governo ainda estuda as áreas que irão receber o plantio, só estamos esperando uma confirmação", explica Luiz Flávio Guimarães, sócio da agência Nova Estratégia, que elaborou o projeto para o clube.


Além de 100 árvores por gol, o time promete outra centena por partida disputada. A doação, uma comemoração ao centenário do Corinthians, também envolve conscientização da torcida sobre responsabilidade socioambiental.

As ações promocionais em estádios, que tiveram início no dia 28, na partida disputada contra o São Paulo, se limitam à distribuição de informativos, porém a ideia é estendê-las às torcidas organizadas। "Pretendemos entrar em contato com elas e fazer um trabalho de educação ambiental. No futuro, estudamos até projetos de incentivar a carona e as caravanas como forma de diminuir a emissão de poluentes na ida ao estádio", diz Guimarães.

Além das mudas relativas à contagem de gols e jogos, o banco Cruzeiro do Sul também irá doar plantas o suficiente para neutralizar as emissões de carbono do time relacionadas aos gastos com energia nos estádios e deslocamento até os jogos। "A energia consumida nos jogos do Corinthians e as emissões do transporte do time principal, seja de avião, de ônibus, está sendo calculado em um inventário", diz Guimarães

Essa carboneutralização das emissões de CO2 no ano de 2010 é feita pelo Instituto Ecoar e obedece a uma conta simples: a de que cada arvore sequestra, em média, 180 kg de CO2 em 30 anos। Entre as cem espécies selecionadas de plantas nativas da mata Atlântica estão jatobá, cedro, ipê roxo, ipê amarelo e peroba।

As mudas relativas às 21 partidas e 32 gols marcados pelo Corinthians até agora serão somadas às dos próximos jogos para serem plantadas em etapas – a primeira deve ser em maio e a segunda em setembro. Pelas contas, o clube já tem hoje 5300 árvores para plantar.



Texto: Portal Exame
Ler Mais

Rachadura no gelo assusta pesquisadores britânicos no Ártico



Uma equipe de pesquisadores britânicos foi surpreendida por uma rachadura gigante no gelo logo abaixo de uma das barracas de seu acampamento, no Ártico.

Os três integrantes da equipe Catlin Arctic Survey estão na região para uma pesquisa anual que avalia os efeitos das mudanças climáticas.

Os pesquisadores Ann Daniels, Martin Hartley e Charlie Paton, estavam acampados no gelo quando ele começou a rachar.

"Ouvimos um estalido, alguns estrondos e, de repente, o gelo começou a se romper. Tudo aconteceu muito rápido", disse Charlie Paton.

A pesquisadora Ann Daniels conta que os pesquisadores já tinham observado o gelo se movimentando. Na manhã seguinte, depois dos barulhos, o gelo começou a se abrir de repente.

"O gelo começou a se romper do lado de fora [do acampamento]. Então o gelo começou a se romper cada vez mais perto das barracas e então, embaixo das barracas. Martin [Hartley] e eu começamos a tirar tudo (das barracas) e empacotar tudo o mais rápido que podíamos."

"Estávamos retirando todo o equipamento quando Charlie [Paton] gritou: 'Saiam agora'", relatou a pesquisadora à BBC.

"Tivemos que decidir rapidamente em lado da rachadura iríamos ficar e resgatar rapidamente todo o equipamento para evitar danos."

Apesar do susto, nenhum dos equipamentos ficou danificado e os pesquisadores não se feriram.

A equipe de pesquisadores britânicos também está tendo que enfrentar outras dificuldades na região, como grandes extensões de águas abertas, gelo se movimentando rapidamente e placas de gelo deslizando umas sobre as outras.

A missão da equipe britânica é coletar dados para investigar qual o impacto do dióxido de carbono no Oceano Ártico. Além de caminhar na região, os pesquisadores estão perfurando o gelo para fazer medições, além de coletar amostras de água do mar de diferentes profundidades.


(Fonte: Folha Online e Fontes Naturais)
Ler Mais

Conheça o Eco-estádio, o primeiro ecologicamente correto do Brasil


Você provavelmente já ouviu falar em sustentabilidade. Sim, aquela palavra sempre presente nos principais telejornais e comerciais sobre meio ambiente. O que ela significa? Em resumo, ela quer dizer 'prover o melhor para as pessoas e para o ambiente', tanto agora como no futuro. O assunto, mundialmente discutido devido à sua importância, chegou ao esporte, mais especificamente ao futebol paranaense.

O Sport Clube Corinthians Paranaense, antigo J. Malucelli, tornou-se famoso por ser o clube a possuir o primeiro estádio ecologicamente correto do Brasil. Trata-se do “Eco-estádio”, chamado Janguito Malucelli, antigo CT da equipe do Paraná, que é localizado em frente ao Parque Barigüi, na, claro, cidade-modelo de Curitiba.

Seguindo os quatro níveis de organização da sustentabilidade (o ecologicamente correto, o economicamente viável, o socialmente justo e o culturalmente aceito), o “Eco-estádio” possui arquibancadas construídas com cadeiras colocadas em cima de um morro sem a utilização de concreto; a grama foi plantada em todos os degraus, e os bancos de reservas e placar 'eletrônico' foram construídos apenas com madeiras.

Com capacidade para receber seis mil pessoas, a arena ainda não está completo, e outros conceitos ecológicos serão aplicados em breve. Outro aspecto que reforça a nomenclatura do estádio do Corinthians Paranaense é a vista para o lago do Parque Barigui e para um bosque: ambos localizados ao lado da sede social do clube, que fica no complexo do “Eco-estádio”.


(Fonte: Virgula, Fontes Naturais)
Ler Mais

Notebook feito a partir de CDs reciclados


A Sony lança um modelo de notebook ecológico.
O Vaio W ECO tem todas as características de um tradicional, mas 80% das peças são feitas de material reciclado, provenientes de CDs e DVDs.

Outra novidade é o manual de instruções eletrônico, evitando o gasto de papeis. E a cereja do bolo é a embalagem. Neste modelo, o consumidor não terá que retirar o computador de uma caixa de papelão, e sim de uma bolsa fabricada com reciclagem de garrafas PET.

Para finalizar, a Sony plantará árvores para neutralizar o evento de lançamento. Aproximadamente uma árvore para cada três participantes será plantada pela Oficina do Carbono. O modelo está disponível nas lojas Sony Style, Fast Shop, Fnac e Miami Store.

Ler Mais