A importância da água


A água é um recurso natural indispensável à vida do homem. Porém, a sua distribuição não é feita de maneira igualitária e muitas pessoas ainda padecem com a falta do líquido.
Segundo a Unicef, apenas seis por cento é destinada ao consumo doméstico e menos da metade da população mundial tem acesso à água potável.

O continente africano é o que mais sofre com os problemas de escassez. A falta d’água atinge índices críticos de disponibilidade. Para se ter uma ideia, em muitos países a média de consumo é de apenas dez litros ao dia por pessoa. Já em Nova York, um cidadão chega a consumir dois mil litros diários.

Cerca de trinta e cinco por cento da população mundial não tem acesso à água tratada e quarenta e três por cento não contam com serviços adequados de saneamento básico.

Uma boa alternativa para minimizar o desperdício da água é o reúso. Esse mecanismo permite o controle das perdas e a diminuição de resíduos. Com isso, a água que seria descartada, passa a ser útil para inúmeras aplicações, tais como: irrigação de campos, combate ao fogo, recarga de aquíferos, lavagem de veículos e descarga de vasos sanitários.

Uma pesquisa da universidade da malásia constatou que a água da chuva pode servir para o consumo humano, desde que seja devidamente tratada. Um projeto semelhante são as cisternas – a maioria delas, construídas no nordeste brasileiro.
Ler Mais

Consumo de energia bate recorde em 2010


A demanda por energia no Brasil quebrou vários recordes no início deste ano, ao todo foram cinco. O último deles, registrado dia quatro de fevereiro, atingiu o pico de setenta mil e novecentos megawatts.

O grande responsável pelas altas foi o calor. De acordo com a resenha mensal do mercado de energia elétrica, no mês de janeiro o consumo nacional ultrapassou a casa dos trinta e três gigawatts/hora – alta de nove por cento na comparação com o mesmo período do ano passado.

Todas as classes de consumo apresentaram altas. No comércio, o aumento atingiu oito vírgula sete por cento; já nas residências, a elevação foi de sete e meio por cento.
Para não sobrecarregar a hidrelétrica de Itaipú, e evitar um blecaute como o de novembro do ano passado, o operador nacional do sistema elétrico acionou as usinas termelétricas, que produzem energia mais cara e poluente, na semana em que houve o recorde nacional.

Com as temperaturas acima da média, o consumo de energia cresce bastante. Mas algumas medidas simples podem refrescar o ambiente sem trazer aumento de gastos na conta de luz.

Ventiladores de teto consomem até noventa por cento menos energia do que o ar condicionado. Mas para quem não abre mão do aparelho, a dica é não deixá-lo ligado em lugares vazios. Também é importante fazer a limpeza e a manutenção a cada seis meses.
Ler Mais