segunda-feira, 5 de abril de 2010

Consumo de energia bate recorde em 2010


A demanda por energia no Brasil quebrou vários recordes no início deste ano, ao todo foram cinco. O último deles, registrado dia quatro de fevereiro, atingiu o pico de setenta mil e novecentos megawatts.

O grande responsável pelas altas foi o calor. De acordo com a resenha mensal do mercado de energia elétrica, no mês de janeiro o consumo nacional ultrapassou a casa dos trinta e três gigawatts/hora – alta de nove por cento na comparação com o mesmo período do ano passado.

Todas as classes de consumo apresentaram altas. No comércio, o aumento atingiu oito vírgula sete por cento; já nas residências, a elevação foi de sete e meio por cento.
Para não sobrecarregar a hidrelétrica de Itaipú, e evitar um blecaute como o de novembro do ano passado, o operador nacional do sistema elétrico acionou as usinas termelétricas, que produzem energia mais cara e poluente, na semana em que houve o recorde nacional.

Com as temperaturas acima da média, o consumo de energia cresce bastante. Mas algumas medidas simples podem refrescar o ambiente sem trazer aumento de gastos na conta de luz.

Ventiladores de teto consomem até noventa por cento menos energia do que o ar condicionado. Mas para quem não abre mão do aparelho, a dica é não deixá-lo ligado em lugares vazios. Também é importante fazer a limpeza e a manutenção a cada seis meses.

0 comentários:

Postar um comentário